quarta-feira, setembro 22, 2010

PRIMAVERA COM AÇÚCAR!


Que delícia! Primavera com açúcar!

Nada mais doce que flores, bem vinda Primavera! Nada mais doce que açúcar. Bem vinda primavera com açúcar! E nada mais gostoso que um "senhor' doce como este:  "Manezinho Araujo", é seu nome. Há muito tempo, mesmo, eu o encontrei no "Suplemento Feminino" e desde então sempre o faço, principalmente em dias calorentos. Manezinho Araújo era um artista plástico que se tornou um gourmet, ou um gourmet que se tornou artista plástico, já nem sei mais. O importante é que ele deixou esta sobremesa fina e deliciosa. Vamos lá fazer?

INGREDIENTES
12 bananas nanicas bem maduras
 1 xícara de açúcar 
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
4 gemas
2 colheres de amido
gotas de baunilha
MODO DE FAZER

Coloque a xícara de açúcar para derreter e quando isso acontecer, coloque  as bananas que foram cortadas em rodelas finas, no açúcar derretido  e vá mexendo até tudo se incorporar. Não se preocupe que a própria banana vai soltando água e dissolvendo o caramelo. Fica pronto quando começar a soltar do fundo da panela. Coloque o doce num refratário e vamos para o creme; Leve ao fogo, numa panela, o litro de leite, o leite condensado e as 4 gemas passadas na peneira, delicadamente e o amido, dissolvido previamente em um pouco de leite. Vá mexendo sem parar em fogo lento, pacientemente para não empelotar, não queimar ou grudar. Assim que levantar fervura e engrossar, tire do fogo, mexendo sempre. Coloque  a baunilha e despeje sobre o doce de banana
O SUSPIRO
Coloque as 4 claras na batedeira e bata em neve, formando picos; então vá colocando 10 colheres de açúcar, uma a uma, bem devagarzinho até ficar um suspiro lindo, brilhante e firme. Espalhe sobre o creme leve para assar em forno 180º com a porta do forno entreaberta. Coloque uma faca de mesa, na porta, sem cabo de plástico. Ah! Repare no meu charmoso açucareiro? É da LOJINHA DA CLAUDIA, um doce de criatura. Atendeu-me prontamente, sem demora. E o saleiro também de bolinhas. Uma graça as louças da Claudia Medeiros (http://www.casadaclaudia.weebly.com/) e tudo lá reflete bom gosto e qualidade. Pena que a foto é de celular e está escura. O açucareiro ficou lindinho ao lado dos hibiscos vermelhos, não? E o doce, ficou divino! Experimente fazer.

5 comentários:

disse...

Aí meu Deus que delicia esse doce adorooooo!
Vou até levar um pedacinho e depois fazer também.
Beijos amiga filiz primavera!

VIRGEM DE GUADALUPE disse...

VISITE EL BLOG - www.virgemdeguadalupe.blogspot.com

Regina F.Murbach disse...

Oi amiga li a sua receita. Ela contém dois ingredientes que eu gosto muito. Banana e suspiro. Isso deve estar uma delícia. bjs. Regina.

Tia Ném disse...

Olá amiga.

Enviei um e-mail pra você, leia e responda por favor, pra eu saber que recebeu.
Hummmmmmmm, parece delicioso!!! Uau!!!
Bjos:

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Olá querida !! Vim agradecer sua visita, que bom que gostou do meu blog, tbm amei o seu e claro, tbm vou segui-lo. Seja bem-vinda viu? Venha sempre me visitar !!! Deus abençõe você !!! Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...