segunda-feira, outubro 31, 2011

RESSONÂNCIAS AROMÁTICAS - BCFV

Curtindo ainda muitas saudades da minha e a de todos os que participaram  da Blogagem Coletiva Fases da Vida, e diga-se de passagem, a coletiva mais legal que já vi nessa blogosfera, proposto pela meninas Regina, Rosélia e Rute,  eis que surge a proposta de publicar as Ressonâncias Aromáticas. Culpa da salsinha... rsrs!!!

1ª FASE - NASCIMENTO 


Bem- me - quer, mal - me- quer... não, isso não é margarida é a flor da camomila.  
Nascimento é a fase dos cuidadados extremados. Minha memória olfativa busca a camomila como referência para essa fase, pois os chazinhos para as cólicas, do bebês eram dários, juntamente com os de erva- cidreira, erva doce, amplamente divulgados e usados. Atualmente ando bem afastada de bebês, nem sei se as mamães usam ainda. Eu continuo usando aqui em casa, principalmente o de erva cidreira.

2ª FASE - INFÂNCIA




É a fase das muitas descobertas. E, evocando a minha infância passada na fazenda, vêm em minha memória o perfume inebriante não de uma erva, mas de um fruto que causava em mim verdadeira  fascinação. Eu a via dentro do balcão do bar, através do vidro e das gotículas da refrigeração, assim vermelhinha e eu pedia e não a obtinha, pois era muito cara e era comprada só para os doentes que estavam hospitalizados. Maçã agora é associada por mim a canela e passas. Trio deveras prazeiroso ao olfato e paladar.


3ª FASE - 4ª FASE - ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE




Eu não sei até hoje que ervas o Aparicio Basílio usou quando criou esse perfume, mas ele foi um furor no final de minha  minha adolescência e depois na minha juventude. Às 5:30 da manhã já estava eu perfumadinha de Rastro para ir ao colégio e com os olhos à la Twigg. Eu amava a fragrância do Rastro e mais ainda aquele vidro, com aquela tampa de vidro, não essa prata. Hoje impera outras duas marcas, mas como Rastro... never more. Rastro ressoa a esse tempo lindo.

5ª FASE - MATURIDADE


Minha hortinha

Na maturidade o império dos sentidos aflora com mais vigor e definição.  O olfato passa para um  processo mais seletivo, apurado, cônscio. Nessa fase  o aroma do alecrim tomou posse da minha cozinha. Até hoje, não faço carne de porco sem alecrim. O pernil do Natal ficou famoso e se espalhou por aqui. Pernil com alecrim, enorme, douradinho perfumado! Sem contar o chá feito com ele que é chamado de "Chá da alegria," com inúmeras propriedades curativas que merecerão um poost . Aguardem!

6ª FASE - MELHOR IDADE

A Melhor Idade evoca uma fase de calmaria, do remanso, das sutilezas e delicadezas, lembram as rosas. Fortes, porém sutis de fragrâncias suaves, mas intensas. Hora de descanso de missão cumprida, mas para um novo leque   de  novas possibilidades sonhadas que não puderam ser realizadas.  Experimento o fazer por prazer.

7ª FASE - MORTE


Morte??? Não, só estarei do outro lado.
Certamente meu espírito conhecerá  novos aromas, infinitos aromas.

8ª FASE - PARA ALÉM DA MORTE



Terei um dedo verde e tudo que eu plantar, florescerá com aromas incríveis

Texto: Maria Luiza Saes de Rezende
Fotos: da Net

22 comentários:

Graça disse...

Oi, Luiza!!

Realmente, minha amiga, a blogosfera está ficando cada vez mais perfumada, e os aromas são tão convidativos que podemos senti-los de verdade, de onde estamos!
E tudo isso, nós sabemos perfeitamente: vem de Deus e do seu Espírito Santo.
Que postagem gostosa! Lembrei também que amei o Rastro (era colônia, desodorante...e ainda hj uso, se encontrar nas prateleiras das perfumarias e supermercados...rs)
Li duas vezes antes de comentar, não por não ter entendido, mas por ter amado!
E, entrando meu coment, vou ler ainda mais uma vez.

Um beij\O/
em seu coração, minha linda, como dizem por aí...rs

* E venha ver, Luiza, please, minha resposta a seu comentário nos meus Botões, ok?
Deus a abençoe!

ღα૨gѳђ ખ૯૨ท૯૮ઝܟ disse...

O Alecrim é um "costurador do Plexo solar".
Ele restitui rapidamente a energia perdida, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.É a erva da coragem .

E voce até na culinaria auxilia.....

Beijos

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Culpa da salinha, nada. Culpa nossa que adoramos o post e pedimos mais. Risos
Eu gosto demais de Camomila e tomo chá todas as noites antes de dormir. E a flor eu acho linda demais.
Maça - Aquele pé de macieira que mostrei no blog está ainda mais florido. Cheirei por você. O perfume é muito suave, digno de uma fruta tão gostosa e linda.
Alecrim - Carne de porco já é por si uma delícia, com alecrim, nem posso imaginar como dever ser gostoso. E o aroma, acho que senti aqui.Risos

Precioso post. Amei! Beijos

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Só não falei do Rastro, que apesar de conhecer, não usei e não sei como é o aroma. Mas deve ser bom. Você tem um gosto muito apurado.
Beijos

✿ chica disse...

Que maravilhosa tua ligação das fases com os perfumes. Adorei as ressonâncias...Lindas tuas lembranças.E adoro alecrim também! beijos,chica

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida amiga preciosa

"A rosa, apaixonada pelo orvalho,
deixava-se banhar com alegria"...

Me identifiquei com TODOS os seus aromas:
O nascimento não me largou ainda.. o bem me quer me persegue até hoje... achei lindo o nascer de um amor nessa florzinha tão significativa...
Tenho muito da infância em mim... pois gosto ainda muito da maçã...
Também da juventude... pelo aroma (suave) dos perfumes que ganho e durante a semana uso cremes perfumados pois os prefiro...

Vc escolheu muito bem, querida. Foi originalíssima e isso me encanta!!! Parabéns!!!
Parabéns!!!
E falou um pouco das fases com expressividade... gostei muito!!!

DEUS MESMO SEJA A SUA RECOMPENSA no seu blog e na vida pessoal...

"Sorrateira assim...
Correndo pelos campos...
Orvalhados
Pés molhados...

Desejo que a encontre como acima dito, neste momento de encerramento da nossa BCFV...
Fique feliz e seja abençoada ricamente!!!
OBRIGADA POR TUDO...
Bjm de paz

Valéria disse...

Oi Maria Luiza!
Linda e original sua postagem. Associar as fases aos aromas é um reviver de emoções, pois eles ficam entranhados em nós como verdadeiras lembranças.
Beijos e ótima semana!

Anne Lieri disse...

Maria Luiza,que ideia mais interessante!Uma memória olfativa!Gostei do Rastro...rss...tb cheguei a usar!...rss..linda postagem!Bjs,

Gina disse...

Maria Luiza,
Vim atraída pelo "olfato"...rs!
Não sabia do chá de alecrim, mas adoro utilizar essa erva. Os assados ganham um toque que invade a casa.
O perfume das flores me persegue. Fazendo minhas caminhadas, descobri o jasmim-dos-poetas, que perfume! Visitando o Jardim Botânico daqui, havia um aroma no ar que não descobrimos de onde vinha. Lá, há um local chamado Jardim das Sensações, onde se pode colocar um venda nos olhos e, pelo tato e olfato, tentar descobrir qual é a planta.
Seu post me fez divagar...
É interessante como os aromas nos marcam!
Boa semana!

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Agora sim, com o post completo senti o cheirinho da rosa e da fase em questão... me identifico com ela também...
As ervas aromáticas são preferidas minhas e até alguns incensos (limão é o preferido)...
Vc me cativou pelo aroma... o olfato revela muito...
Parabéns!!!
Bjm de paz e ótima semana

Graça disse...

Olá, querida Luiza,

Como não faço parte dessa maravilhosa blogagem coletiva, não teria me apercebido de falha alguma aqui, tão completas encontrei suas "fases da vida"!
Obrigada por avisar-me, vim ver rapidinho.
Adorei todas, como disse anteriormente, mas agora me detive na sua 6ª fase, a da Melhor Idade: Hora de descanso, de missão cumprida!
Sabe, acabo de descobrir que ainda não cheguei nesta (melhor)fase...rs
Estou ainda na "fase do alecrim", e aguardo ansiosa seu post prometido...

Parabéns pela postagem que me encantou!!

Beij\O/s
Com muito carinho,

AnaCristina disse...

tambem sou do tempo que as colicas dos bebes eram amenizadas com chazinho de camomila e quando minha irma ficou gravida, a primeira coisa que comprei foi aquela mamadeirinha de chazinho!! acredita que o menino, hoje com 7 anos, nunca usou??? as medicas de hoje disseram que nao se usa mais cha para as colicas!!! eu queria tanto dar aquela mamadeirinha!!! bom, mas dei outras! o tadinho sofreu muito uma epoca, ate a medica acertar o remedinhop da colica, depois graças a Deus tudo se normalizou! bjo bjo

RUTE disse...

Maria Luiza,
você se esmerou e conquistou!

Não esperava o aroma de maçã, mas acho por demais apropriado, especialmente porque cá em Portugal temos o hábito de champô de maçã verde para criança. Que cheirinho delicioso, o cheiro de maçã! Houve um tempo que minha filha usou esse tal champô de maçã e só apetecia dar trincas nela :)

E a serenidade que sua rosa transmite!? É indescritivel o que se sente quando se olha o acetinado da rosa. Ela também tem grande conotação com a espiritualidade. Na leitura da aura pelo método da rosa, a alma da pessoa é visualizada na imagem duma rosa e quando mais aberta estiver a flôr, mais aberta à espiritualidade está a alma da pessoa.

A sua frase final é a cereja no topo do bolo!
«Terei um dedo verde e tudo que eu plantar, florescerá com aromas incriveis».

É isso mesmo, dedo verde é cura, plantar cura nos corações do homens enquanto espirito e ver florescer personalidades perfumadas de boas vibrações.
Lindo demais!!
Obrigada por sua contribuição cheirosa :)
Beijinhos,
Rute

Flor_docerrado disse...

Amei o post.. pela forma de descrever as fases da nossa vida... Uma semana abençoada pra vc!!

Flor, estou concorrendo a um ensaio fotográfico para o meu casamento, vc poderia me ajudar com seu voto? é só escrever no comentário "Renata" no link a seguir

http://casareiembrasilia.blogspot.com/2011/10/2-etapa-do-concurso-meu-amor-e-lindo.html

É preciso seguir o blog publicamente para valer o voto!!

OBRIGADA! Bjoss

Marian disse...

¡Que maravilla Mª Luisa ¡lo que estoy aprendiendo!.
Eres una fuente de riqueza.
Un abrazo.¡Feliz día de los santos.
Dios te bendiga!!!

Felipa disse...

Os aromas que fazem parte de si parecem todos ótimos, mas carne de porco com alecrim nunca comi, por cá alecrim usa-se mais em carne de caça. O aroma a que eu associo a carne de porco são os cominhos, dão outro sabor à carne.
Lindo esse post, a internet serve para isso mesmo, unir as pessoas em diversas iniciativas.
Bj

Glória Maria - Fadinha disse...

Nossa, que postagem linda! Sua participação está maravilhosa. Lembrei muito da hortinha da minha avó. Ela me pedia para pegar os temperos. Adorei! Parabéns. Usei muito Rastro também. Saudade...Boa semana. Fique bem. Bjs

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Olá minha irmã,

E ainda me dissestes que estavas sem inspiração?
Ficou FANTÁSTICA sua postagem!!!
Me identifiquei muito com a camomila, pois acredito que a maioria das pessoas devam associar este cheirinho delicioso ao "nascimento".....sabe que eu pingo gotinhas de óleos essênciais nos travesseiros aqui de casa, e a fragrância que estou usando agora é justamente de camomila.....é uma delícia!!!
O último que usei foi de flor de laranjeira, delicioso também, é muito bom para insônia.
Suas maçãs só de olhar já senti o cheirinho aqui....eu gosto muito do cheiro das mangas, quando compro fico o tempo todo com elas no nariz.....rsrsrsrss....adoro!!!
E concordo com a Rutinha, a imagem da sua rosa transmite muuuuuita serenidade, Linda! linda!
E seu desfecho foi divinal, com uma frase que traduz nossa realidade como seres espirituais.

Parabéns querida, ficou Perfeita sua participação.....AMEI!!!!

Um grande beijo em seu coração iluminado!!!

Irene Moreira disse...

Maria Luiza

Que coisa mais linda e a sua Ressonância Aromática espalhou perfume por toda a blogosfera!

Desculpe se só agora é que venho retribuir a sua visita. Fico mais ainda triste de só agora estar vindo te parabenizar por mais um ano de vida, mais um ano de sabedoria e compartilhando connosco tantas mensagens de fé e de amor.

Com certeza estarei dedicando um de meus escritos a pessoa linda que és.

Grande beijo !

Calu disse...

Estou em pleno passeio por esse recanto mágico de aromas incríveis que vc destacou lindamente. As lembranças vieram inteiras, no cheirinho da camomila, da erva-cidreira,na fragância do famoso Rastro( impossível ficar sem, rs), a maçã com canela perfumando toda a casa, o alecrim dourado_tempero único,e o perfume das rosas essência da feminilidade explícita adornando a fase mais reflexiva da vida.
Concordo contigo, para além, tbém quero ter o dedo verde e a tudo florescer!
Lindíssima e aromática participação.Bravo, amiga!
Bjkas,
Calu

Maria Luiza disse...

Maria Luiza
Parabéns pela postagem!
Esta associação dos aromas com as diferentes fases da vida é interessante. Realmente, temos esta memória olfativa, e as minhas se identificam demais com as suas. Ao ler o seu texto fui recordando das épocas e sentindo as fragrâncias que marcaram cada uma delas.
Obrigada por me fazer recordar esse sentido que traz muitas saudades.
Abraços e um ótimo final de semana.

Lina disse...

Olá, Maria Luiza!Achei incrível associar as fases da vida a aromas, genial! E acho que os perfumes das suas ressonâncias invadiram alegremente a nossa colectiva. Aprendi sobre o alecrim, não sabia que era o chá da alegria!
Gostei muito! Que bom que a nossa colectiva continua a dar frutos, e bem cheirosos!
Beijinhos perfumados